Animais da Amazônia
Ela contém a maior a bacia hidrográfica do mundo (Bacia Amazônica) constituída pelo maior rio do mundo em volume de água e extensão (Rio Amazonas).
De tal forma, a Amazônia é uma enorme fonte de riqueza natural donde abriga a maior biodiversidade do mundo, com inúmeras espécies de animais e plantas num total que variam entre 800 mil e 30 milhões.
Entretanto, especialistas apontam que esse bioma vem cada vez mais sofrendo com a ação humana do qual já foi degradada 20% de seu total, com as queimadas, desmatamento, tráfico de animais e plantas, assentamentos humanos, caça e pesca ilegais, dentre outros.
Fauna
Muitas espécies são venenosas, desde cobras como a temida Sucuri, a cobra mais pesada da terra, e diversos sapos, dos quais muitas populações indígenas utilizam nos rituais de cura e nas pontas das flechas para caçar.
Inúmeras das espécies desse bioma estão ameaçadas de extinção tal qual a anta (maior mamífero da América do Sul); as ariranhas, (animal endêmico da região); macaco-aranha; onça-pintada e, ainda; a maior víbora das Américas, a cobra surucucu.
Não obstante, a Amazônia abriga muitas espécies animais que despertam o interesse do comércio mundial, contribuindo para a degradação do ambiente, a partir do contrabando de animais e plantas silvestres, caça predatória, pesca, dentre outros.
Muito importante notar que devido a sua extensão (cerca de 8 mil quilômetros quadrados), esse bioma sofre com a falta de fiscalização.
Algumas das espécies de animais presentes no bioma da Amazônia:
- Anta (Tapirus terrestris)
- Araçari-castanho (Pteroglossus castanotis)
- Arara-canindé (Ara ararauna)
- Arara-vermelha (Ara chloropterus)
- Ariranha (Pteronura brasiliensis)
- Boto cor-de-rosa (Inia geoffrensis)
- Cachorro-vinagre (Speothos venaticus)
- Caititu ou porco-do-mato (Pecari tajacu)
- Cobra-cigarra ou jequitiranaboia (Fulgora sp.)
A jequiranaboia (do tupi-guarani: iakirána = "cigarra" e mboia = "cobra"), é um inseto homóptero, como as cigarras, sendo conhecida também por cobra-voadora, jequitiranaboia, jaquiranaboia. Sua cabeça se assemelha à de um réptil (cobra ou jacaré), com falsos dentes. a cobra-de-asa ou cigarra-cobra é inofensiva ao homem , mede até 8 centimetros de comprimento,alimenta-se de vegetais e seiva de arvores
- Coró-coró (Mesembrinibis cayennensis)
- Garça-real (Pilherodius pileatus)
- Gavião-real (Harpia harpyja)
- Irara (Eira barbara)
- Jacaré-açu (Melanosuchus niger)
- Jacaretinga (Caiman crocodilus)
- Jararaca-cinza (Bothriopsis taeniata)
- Macaco-aranha-de-cara-branca (Ateles marginatus)
- Mariposa-atlas (Rothschildia sp)
- Onça-pintada (Panthera onca)
- Pavãozinho-do-Pará (Eurypyga helias)
- Peixe-boi-da-amazônia (Trichechus inunguis)
- Saí-andorinha (Tersina viridis)
- Sucuri (Eunectes murinus)
- Suçuarana (Puma concolor)
- Surucucu (Lachesis muta)
Além desses, a Amazônia conta com diversas espécies de saguis, preguiças, cutias, morcegos, tucanos, enguias, piranhas, dentre outros.
Flora
Tal qual a fauna, a flora da Amazônia é muito extensa com diversas espécies endêmicas e exóticas, composta aproximadamente de 2.500 espécies de árvores, cerca de 30 mil espécies de plantas, das quais 100 mil delas correspondem ao total de plantas existentes em toda a América do Sul.Algumas árvores nativas da Amazônia são: seringueira, mogno, cedro, sumaúma, andiroba, pupunha, castanha-do-pará; com diversos tipos de frutas: açaí, cacau, caju, jaca, manga, figo, ingá, mescla, cupuaçu, dentre outras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário