Curiosidades sobre as cobras
10 curiosidades sobre as cobras que provavelmente você não sabiaVocê sabia que as pálpebras dos olhos são soldadas e transparentes, portanto as cobras não fecham e nem piscam os olhos. |
1. As cobras comem a cada 15 dias, que é o tempo de digestão delas. O processo é lento, porque elas engolem o alimento inteiro, sem mastigar. Inclusive outras cobras em certos casos.. "eca"
2. Classificar as cobras ou serpentes mais venenosas do Brasil é um assunto um pouco complexo, pois temos de avaliar a quantidade de acidentes ofídicos, bem como as consequências do envenenamento. No entanto, quatro delas são bastante significativas, como a coral verdadeira, a cascavel, a surucucu pico-de-jaca e a jararaca. A coral verdadeira é a mais venenosa, embora cause apenas 1% dos acidentes com cobras no país. Em segundo lugar, está a cascavel; em terceiro, a surucucu pico-de-jaca; e, em quarto, a jararaca, responsável por mais de 80% dos acidentes no Brasil. Independente de seu tamanho, uma única picada de uma dessas criaturas pode ser tão letal quanto o ataque voraz de um grande carnívoro
3. As cobras sentem cheiros pela língua. O órgão é dividido em duas partes, para conseguir detectar odores que venham de lados diferentes.
4. A extensão do bote de uma cobra corresponde a 1/3 do tamanho dela.
cobra-real |
5. A cobra-real é a maior cobra venenosa do mundo, chegando a medir 4 metros de comprimento. Uma única picada dessa cobra pode matar um elefante em 4 horas.
Dente-de-uma-cobra-venenosa escorrendo veneno |
6. Toda serpente produz substâncias tóxicas na boca, porém poucas têm a capacidade de injetá-las, por não possuírem dentes para isso. O veneno, misturado à saliva, só funciona na digestão dos alimentos. As cobras que conseguem injetar seu veneno são as chamadas de peçonhentas.
7. As cobras são surdas. Elas sabem que alguém está se aproximando pela vibração do solo.
8. Algumas cobrinhas estão prontas para sair do ovo entre 7 e 15 semanas depois da postura. Para quebrar a casca, elas usam um dente.
9. A cada troca de pele da cascavel, surge um anel no chocalho, também chamado de guizo. A pele sai da cabeça para a cauda, onde uma parte fica presa, formando um dos anéis. Em cativeiro, a cascavel troca de pele de 3 a 4 vezes por ano.
10. Isso é que é língua venenosa: 1 grama do veneno da naja é suficiente para matar 150 pessoas.
Bônus
SUCURI/ANACONDA
Sucuri
Existem quatro espécies, das quais as três primeiras ocorrem no Brasil:As sucuris, também conhecida como anacondas, arigbóias, boiaçus, boiçus, boiguaçus, boioçus, boitiapóias, boiuçus, boiunas, sucurijus, sucurijubas, sucuriús, sucurujus, sucurujubas ou viborões, são serpentes sul-americanas da família Boidae e que pertencentem ao género Eunectes.
- Eunectes notaeus, a sucuri-amarela, endêmica da zona do Pantanal;
- Eunectes murinus, a sucuri-verde, a maior e mais conhecida, ocorrendo em áreas alagadas da região do Cerrado e da Amazônia, sendo que, neste último bioma, os animais costumam alcançar tamanhos maiores;
- Eunectes deschauenseei, a sucuri-malhada, endêmica da Ilha de Marajó; e
- Eunectes beniensis, a sucuri-da-bolívia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário