segunda-feira, 30 de abril de 2018

                       Lagartos Domésticos

                                   Tipos de Lagartos Domésticos

Iguana Verde



Os lagartos pertencem ao grupo de animais denominados répteis e seu corpo é coberto por escamas ou invés de pelos e penas. Há, aproximadamente, mais de 3 mil espécies de  lagartos que incluem iguanas, camaleões e lagartixas. Vocês já devem ter avistado por aí pessoas usando lagartos como animais domésticos. Pois é, essa prática é muito comum é tem até nome Herpetocultura, que engloba a criação doméstica de répteis e anfíbios.
Esta é uma ação altamente difundida nos Estados Unidos, Europa e Japão, mas também em países em desenvolvimento como Argentina, México e África do Sul. No Brasil, o mercado “herpe” é recente, porém já apresenta um rápido crescimento. O país apresenta uma diversidade de répteis e anfíbios, 744 e 946 respectivamente, de acordo com os dados da Sociedade Brasileira de Herpetologia (SBH). O clima brasileiro é outro aspecto positivo favorecendo a herpecultura.

Por que criar esse tipo de animal?

Os répteis e os anfíbios apresentam algumas vantagens em relação a outros animais. Por exemplo, vivem em terrários em um cômodo da casa; necessitam de menos de 15 minutos de cuidados diários; não sofrem na falta do dono; não soltam pelo ou penas.

Criar Lagartos Domésticos
Se pensarmos pelo ponto de vista do cuidado, no mundo atual tudo é muito frenético, o cachorro, por exemplo, é um animal que necessita ser levado para passear, além do mais, seu dono deverá limpar as suas necessidades (fezes e urina). Avaliando por esse lado os répteis são seres que envolvem mais praticidade. Mas saiba que mesmo eles exigem cuidados especiais, o recomendado é conhecer as peculiaridades de cada espécie que se pretende criar.
Os lagartos apresentados abaixo foram escolhidos considerando a sua docilidade, facilidade de alojamento, disponibilidade no mercado e alimentação. Vejamos 4 tipos!


1 Leopard Gecko (Eublepharis macularius)

Leopard Gecko
Leopard Gecko
É um lagarto criado nos Estados Unidos há mais de 30 anos. São seres com hábitos noturnos e podem ser encontrados no Paquistão, Índia, Afeganistão e Irã. Quando criado adequadamente, o Leopard Grecko pode viver mais de 20 anos e atingir entre 20 a 30 centímetros entre os seus 1 e 2 anos, quando são considerados adultos.
São seres de temperamento dócil, ou seja, muito fáceis de cuidar, por isso se tornam uma ótima escolha como animais de estimação. O Leopard Grecko tem uma cor amarelada com bolas e listras pretas, porém a sua criação em cativeiro deu origem a uma grande diversidade de esquemas e cores. O padrão mais encontrado é o considerado “comum” Wild type e o High Yellow.

Ambiente para morar

Para os greckos viverem são inúmeras as opções, os terrários, aquários e caixas organizadas são algumas delas. Os greckos são muito territorialistas, portanto nunca crie 2 machos juntos, pois a briga entre eles é certa podendo chegar à morte. Também não é recomendado criar um casal junto por um longo tempo, em época de reprodução o macho pode estressar a fêmea e isso será prejudicial para ela.
Leopard Gecko na Mão
Leopard Gecko na Mão
Uma forma segura de criá-los nessa época é introduzir a fêmea no terrário do macho e vice-versa e, após o acasalamento, separá-los novamente.
Porém, apesar de serem mais tolerantes que o macho, as fêmeas quando juntas podem começar a brigar por espaço e, também, por alimento. A dica é: quando optar por criar duas fêmeas juntas, desenvolva espaços dentro da caixa ou terrário para ambas, uma espécie de esconderijo. Assim será possível manter a paz no local. Essa dificuldade de convivência se apresenta, pois os greckos, no geral, são seres que vivem sozinhos e não em grupos.

Alimentação

Os greckos são animais insetívoros e comem, em sua maior parte, os grilos. Contudo, aceitam uma grande variedade de insetos que devem ser introduzidos em sua dieta tornando-a diversificada. A fama de comilão os acompanha, os adultos podem chegar a ingerir de 10 a 15 insetos por dia, de 2 em 2 dias.

Vantagens

Os greckos são animais noturnos, sendo assim, não necessitam do mesmo tipo de iluminação de um réptil diurno, ou seja, a lâmpada UVB pode ser de fraca potência ou mesmo dispensada.

Desvantagens

Por ser um animal noturno haverá possivelmente uma incompatibilidade com os horários do dono. Isto é, a atividade desse lagarto, em sua maioria, é avessa a dos humanos. Contudo, caso você seja uma pessoa de hábitos noturnos isso não será um problema.

[Show slideshow]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário

Mini Pig

O mini pig tem características domésticas, o que o torna uma ótima opção em vez dos animais de estimação tradicionais ...