terça-feira, 8 de maio de 2018

Mamíferos Marinhos


            Mamíferos Marinhos

Mundo Animal
Os mamíferos aquáticos, ou mamíferos marinhos, incluem os animais mamíferos adaptados a um estilo de vida semi-aquático, como as lontras e as focas, ou a uma vida inteiramente aquática, como acontece com os cetáceos (baleias e golfinhos). Os cetáceos são animais socialmente conscientes, que vivem em família e possuem comportamentos tão complexos como, por exemplo, ensinar, cooperar, planear e até chorar.
Apesar de estarem adaptados à água, os mamíferos marinhos levaram consigo muitas características da sua evolução em terra firme. Por exemplo as baleias não respiram dentro de água como os peixes, necessitando de vir à superfície para obter oxigénio. Tal como os mamíferos terrestres, estes animais dão à luz filhotes vivos. O ornitorrinco constitui, entre os mamíferos aquáticos / semi-aquáticos, a única exceção, uma vez que põe ovos.
De seguida encontrará os artigos mais recentes que publicamos sobre mamíferos aquáticos. Adicionalmente, selecionamos algumas matérias que merecem particular atenção.

15 Fatos sobre Baleias que você não sabia

Carismáticas habitantes dos oceanos, as baleias são mamíferos marinhos que podem atingir 30 metros de comprimento e são conhecidas pelo seu comportamento social complexo, que inclui aprender e ensinar, cooperar, planear e até mesmo chorar. De seguida deixamos-te alguns factos e curiosidades interessantes sobre estes animais.

15 Factos Sobre as Baleias

01-A baleia cinzenta chega a nadar 20 mil quilómetros quando migra;


02-As baleias nunca adormecem completamente, pois nesse caso poderiam afogar-se;


03-Quando a baleia azul expira, o jacto de água pode atingir os 9 metros de altura;


04-Tal como outros mamíferos, as baleias têm pelagem, embora muito curta, ténue e que por vezes desaparece quando adultas;


05-O cachalote consegue mergulhar até mil metros de profundidade e suster a respiração por 90 minutos;


06-A língua da baleia azul pesa tanto como um elefante e o coração pesa o mesmo que um automóvel;


07-A orca, embora conhecida como baleia assassina, é uma espécie de golfinho e não de baleia;


08-As belugas nascem cinzentas ou castanhas, adquirindo apenas a cor branca por volta dos 5 anos de idade;


09-As baleias azuis conseguem-se ouvir umas às outras a 1.600 quilómetros de distância;


10-A baleia da groenlândia pode viver 200 anos;



11-Cada baleia azul consome até 4 toneladas de krill
por dia;


12-A baleia franca do atlântico norte é a mais rara das grandes baleias, existindo apenas algumas centenas na natureza;

13-A baleia azul é o maior animal à face da Terra, chegando a medir 30 metros de comprimento;


14-Quando nasce, a baleia azul já mede 8 metros de comprimento e pesa 3 toneladas;


15-O cachalote é o animal com o maior cérebro conhecido.













     ORCA





A Orca (Orcinus orca) é o membro da família dos golfinhos de maior porte e é um superpredador versátil, que inclui na sua dieta presas como peixes, moluscos, aves, tartarugas, focas, tubarões e animais de tamanho maior quando caçam em grupo, como por exemplo baleias. Apesar de “baleia-assassina” ser uma designação incorreta, por ser uma tradução direta do inglês “killer whale”, e pelo facto de o animal não ser uma baleia, ela é comummente usada. É o segundo mamífero de maior área de distribuição geográfica - logo a seguir ao homem - é encontrada em todos os oceanos e pode chegar a pesar nove toneladas.
Têm uma vida social complexa, baseada na formação e manutenção de grupos familiares extensos. Comunicam-se através de sons e costumam viajar em formações que assomam ocasionalmente à superfície. A primeira descrição da espécie foi feita por Plínio, o Velho o qual já a descrevia como um monstro marítimo feroz.


veja também: Tubarões

Gostou?
Compartilhe!

fonte:www.mundodosanimais.pt/                                                                            

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário

Mini Pig

O mini pig tem características domésticas, o que o torna uma ótima opção em vez dos animais de estimação tradicionais ...