PEIXES DE ÁGUA DOCE
VEJA OS 10 MAIS PROCURADOS PELO PÚBLICO
Eles realmente são muito lindos e fascinantes. Já é de tempos que os peixes de água doce ganharam muitos admiradores e telespectadores, e hoje em dia a demanda de procura por esses lindos e vivos peixes tem aumentado muito, afinal de contas seria lindo um desses em sua casa não verdade?
Esses pequenos bichinhos que se movimentam com muita rapidez dentre as águas, e também são criados dentro de aquários. Sendo tratados por pessoas que nutrem a admiração por peixinhos se tornam cada vez mais notórios;
Por conta disso, trouxemos até você algumas informações muito importantes sobre os 10 peixes de água doce mais desejados pelos fãs, especialistas e pessoas que amam peixes de água doce.
Conheça 6 espécies de peixes de água doce indicadas para ter em casa, clique aqui.
Veja a seguir uma lista com informações sobre 10 espécies desses pequenos animais.
1º Acará-Bandeira Marmorato
Tamanho adulto: Cerca de 15cm.
Origem: América do Sul / Bacia Amazônica, Peru, Colômbia, Guiana Francesa.
pH: de 6.0 a 7.0
Temperatura: de 24°C a 28°C.
Tamanho mínimo do aquário: 100 litros para reprodução, acima de 250 litros para comunitários. O aquário deve possuir bastante espaço para nadarem, então dê preferência aos aquários com, no mínimo, 1 metro de frente.
Expectativa de vida: de 7 a 10 anos.
Alimentação: Onívoro, come de tudo, mas é muito importante acrescentar alimento vivo, como Daphnias e Artêmias, a sua dieta pelo menos uma por semana. Também recomenda-se oferecer ração complementar à dieta principal, que contenha vegetais e/ou algas, já que eles tendem a se alimentar de folhas muito delicadas.
Manejo: Trata-se de animais territoriais com os da mesma espécie e semelhantes, mas pacíficos com os demais. Necessitam ser mantidos em grupos de, pelo menos, cinco indivíduos. Para minimizar perdas, assim que escolher seu cardume mantenha os peixes juntos desde pequenos. Evite companheiros muito agitados e conhecidos por mordiscarem as nadadeiras de peixes mais lentos, como os Pulistinhas e Botias, e também os de tamanho diminuto que podem virar refeição de Bandeiras maiores, como os Tetras.
2º Molinésia
Nome científico: Poecilia sphenopsPeixes de água doce
Tamanho adulto: 8cm os machos e 12cm as fêmeas.
Origem: México, Colômbia e Venezuela.
pH: de 7.0 a 7.8.
Temperatura: de 21°C a 28°C.
Tamanho mínimo do aquário: 80 litros para um trio, 100 litros para um comunitário.
Expectativa de vida: 3 anos.
Alimentação: Onívoro. Alimentos vivos e fontes de proteína vegetal devem ser fornecidos para o complemento da dieta, além de ração especifica para a espécie.
Manejo: São peixes pacíficos e vivem em grupos. Para evitar problemas, recomenda-se manter, no mínimo, duas fêmeas para cada macho, sendo três ou quatro o número ideal.
3º Matogrosso
Nome científico: Hyphessobrycon equesPeixes de água doce
Tamanho adulto: de 4 a 5cm.
Origem: América do Sul / Amazônia, bacias dos rios Guaporé e Paraguai.
pH: de 5,5 a 7,2.
Temperatura: de 24°C a 28°C.
Tamanho mínimo do aquário: 50 litros.
Expectativa de vida: 5 anos.
Alimentação: Onívora com tendência a serem carnívoros. Recomenda-se oferecer alimentos vivos ao menos uma vez na semana para deixá-los fortes e vigorosos.
Manejo: Em aquários comunitários dificilmente chegam a atacar ou estressar outros peixes desde que mantidos em cardumes. O mais comum é observar os machos disputando entre si a hierarquia do grupo. São peixes territoriais apenas com outros da mesma espécie ou que tenham formato e coloração semelhantes. Devem ser mantidos em grupos com, pelo menos, cinco animais.
4º Paulistinha
Nome científico: Danio reriopeixes de água doce
Tamanho adulto: de 4cm a 5cm.
Origem: Ásia.
pH: de 6,4 a 7,4.
Temperatura: de 20°C a 26°C.
Tamanho mínimo do aquário: 50 litros.
Expectativa de vida: 5 anos.
Alimentação: Onívora, aceita de tudo. Para mantê-lo saudável, é recomendado oferecer alimentos vivos ao menos uma vez na semana.
Manejo: Quanto maior o cardume, mais natural será o comportamento desses animais, por isso não devem ser mantidos em grupos com menos de cinco peixes. São lindos para aquários plantados e temáticos, existem diversas variedades desta espécie.
5° Kinguio
peixes de água doce
Nome científico: Carassius auratus
Tamanho adulto: de 20cm a 30cm.
Origem: Ásia.
pH: de 7,0 a 7,6.
Temperatura: de 18°C a 24°C.
Tamanho mínimo do aquário: 200 litros para um pequeno grupo.
Expectativa de vida: de 10 a 20 anos.
Alimentação: Onívora com tendência de serem herbívoros. Para uma alimentação balanceada, é recomendado oferecer fontes de proteína vegetal como complemento da dieta, além da ração especifica para a espécie.
Manejo: São animais que produzem muitos excrementos, o que diminuí a qualidade da água. Sendo assim, necessitam de filtragem redobrada no aquário. É importante salientar que, durante a filtragem da água convém cuidar para que não fique muito agitada, pois kinguios são peixes de águas mais calmas e a maioria das variedades apresenta nado lento. Os melhores companheiros são outros exemplares de sua espécie.
6º Tetra Neon Negro
Nome científico: Hyphessobrycon herbertaxelrodi.peixes de água doce
Tamanho adulto: de 4cm a 5cm.
Origem: América do Sul / Área brasileira da drenagem do rio Paraguai.
pH: de 5,6 a 7,2.
Temperatura: de 24°C a 28°C.
Tamanho mínimo do aquário: 40 litros.
Expectativa de vida: 3 a 5 anos.
Alimentação: Onívora com tendência para ser carnívoro. Alimentos vivos uma vez na semana complementam a dieta e são muito benéficos para esses peixes.
Manejo: São calmos e andam em cardumes, mas cuidado para não coloca-los com peixes grandes, como Acarás-disco e Acarás-bandeira, pois são facilmente devorados por carnívoros maiores. Não devem ser mantidos em grupos com menos de cinco indivíduos, pois quanto maior o cardume, mais natural será o seu comportamento.
7º Colisa Azul
Nome científico: Trichogaster laliuspeixes de água doce
Tamanho adulto: 8cm os machos e 6cm as fêmeas.
Origem: Paquistão, Índia, e Bangladech.
pH: de 6,0 a 7,4.
Temperatura: de 24°C a 28°C
Tamanho mínimo do aquário: 70 litros.
Expectativa de vida: de 2 a 3 anos.
Alimentação: Onívoro. É recomendado oferecer alimentos vivos e fontes de proteína vegetal a fim de complementar a dieta e melhorar sua nutrição.
Manejo: São agressivos com os da mesma espécie e semelhantes, mas pacíficos com os demais. O aquário ideal não deve possuir a água muito movimentada, além disso convém colocar muitas plantas flutuantes para diminuir a luminosidade.
8º Cruzeiro do Sul
Nome científico: Hemiodus gracilis
peixes de água doce
Tamanho adulto: Aproximadamente 16 cm
Origem: América do Sul/ Rios amazonas, Negro, Tapajós, Solimões, Madeira e Orinoco.
pH: de 5.8 a 7.2
Temperatura: de 23°C a 27°C
Tamanho mínimo do aquário: 200 litros
Expectativa de vida: 5 anos
Alimentação: Onivora. Para enriquecer sua dieta, é necessário fornecer alimentos vivoc e fontes de proteína vegetal ao menos uma vez na semana.
Manejo: São peixes cardumeiros, ativos e pacíficos. Não devem ser mantidos em grupos com numero menor de cinco indivíduos, quanto maior o cardume, mais peixe conseguirá expressar seu comportamento natural.
9º Betta
Nome científico: Betta splendenspeixes de água doce
Tamanho adulto: Aproximadamente 7 cm.
Origem: Ásia/ Tailândia, Laos, Camboja, Vietnã.
pH: de 6.6 a 7.2
Temperatura: de 24°C a 28°C
Tamanho mínimo do aquário: 5 Litros para apenas um macho e acima de 30 litros para fêmeas.
Expectativa de vida: de 3 a 4 anos
Alimentação: Onívoro. Para garantir a vitalidade do peixe é ideal disponibilizar alimentos vivos e fontes de proteína vegetal.
Manejo: Extremamente agressivos com peixes da mesma espécie e semelhantes, mas pacíficos com os demais . Dois ou mais machos jamais devem ser colocados em um mesmo aquário, por causa das brigas intensas. Já as fêmeas podem ser mantidas juntas, desde que o aquário seja grande o suficiente para oferecer abrigo para todos em caso de brigas. O aquário ideal não deve possuir água muito movimentada, além disso, recomenda-se inserir plantas flutuantes para atenuar a luminosidade.
10º Barbus Ouro
Nome científico: Pluntios sachsiipeixes de água doce
Tamanho adulto: Aproximadamente 8 cm
Origem: Ásia/ China / Vietnã
pH: de 6.4 a 7.4
Temperatura: de 24°C a 28°C
Tamanho mínimo do aquário: 80 litros
Expectativa de vida: De 4 a 6 anos.
Alimentação: Onívora, aceita de tudo. Para manter o eu bem estar e vigor é recomendado oferecer alimentos vivos uma vez na semana, pelo menos.
Manejo: São peixes ativos e pacíficos. Não devem ser mantidos em grupos com menos de cinco indivíduos, quanto maior o cardume, mais seu comportamento natural ficará evidente.
Não deixe de acompanhar nosso blog, breve lançaremos mais novidades sobre peixes de água doce.
Até a próxima.
Gostou?
Então compartilhe:
fonte:www.petmaxi.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário