Sapos venenosos
1. Phyllobates terribilis
Nativo da costa Pacífica da Colômbia, esse lindo, mas fatal, sapo é um dos mais venenosos animais do planeta. É pequeno o suficiente para caber na palma da sua mão (mas pegá-lo seria última coisa que você iria querer fazer), mas tem um veneno que pode matar de 10 a 20 homens, ou dois elefantes africanos. Existem rumores de que esse sapo acabou com a vida de pessoas que ousaram tocá-lo, enquanto galinhas e cachorros morreram pelo contato com uma toalha de papel que o anfíbio apenas passou por cima.
O seu veneno é uma batracotoxina que mata através do bloqueio dos impulsos nervosos, contraindo os músculos e, por fim, causando parada cardíaca. Ele é usado por algumas tribos para flechas envenenadas, que podem ficar com o caráter tóxico por até dois anos, sem precisar que suas pontas sejam renovadas com mais veneno.
Se você ver esse lindo sapo em cativeiro, terá menos motivos para se preocupar, pois eles precisam de compostos químicos adquiridos de insetos que eles comem para produzir o veneno. Entretanto, as suas toxinas não se deterioram facilmente (considerando um animal selvagem que foi levado para o cativeiro), então é melhor manter distância..
BÔNUS: Sapo Corroboree
Esses sapos são encontrados em áreas subalpinas da Austrália e são facilmente reconhecidos por suas listras amarelas e pretas. Ao contrário de todos os sapos dessa lista, ele pode produzir boa parte do veneno por si mesmo, sem precisar de fontes, e foi o primeiro vertebrado descoberto que pode fazer isso. O restante da peçonha é produzido pela dieta, baseada em insetos. Criticamente em perigo de extinção, em razão da seca e da destruição de seu habitat, esse lindo anfíbio deve ser o objeto de muitos projetos de conservação.
São muito bonitos mais eu particularmente morro de medo de sapos ,não importa a espécie com veneno ou sem... Mais jamais mataria uma criatura dessas , afinal foi Deus quem as criou..
Beijokas da Drik Hta 💋
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário